A realização do sonho de uma casa passa pelas mãos de um arquiteto, muitos perguntam para que contratar um profissional para um simples projeto?
É muito simples, o arquiteto tem a função de criar a idéia do projeto que atenda o programa de necessidades do cliente, estética, harmonia e funcionalidade da edificação. Tudo isso envolve o estudo detalhado de cada caso, que o profissional deve resolver com precisão.
O trabalho de um arquiteto não resume somente na planta da casa, mas também auxiliar no acompanhamento da obra, avaliando se esta de acordo com a proposta realizada e interferindo quando for necessário.
Todo o processo de elaboração do projeto, aprovação e execução da obra envolve o custo aproximado de 5% a 12% do valor total da obra, dependendo do arquiteto escolhido, mas os benefícios superam os valores quando feito por um excelente profissional de arquitetura.
A contratação de um arquiteto, não é somente uma forma de aprovar algum projeto na prefeitura ou adquirir documentação como alvará e habite-se para a regularização do imóvel, mas proporcionar a formulação de um projeto que fique estético e funcional.
O projeto de um profissional de arquitetura sofre a influência de inúmeras variáveis, que alteram como a edificação será realizada, tais como:
- Dimensionamento correto dos ambientes da edificação;
- Orientação solar;
- Ventos predominantes;
- Normas de uso do solo;
- Recuos frontais e laterais;
- Estudo de viabilidade econômica;
- Eliminação de elementos conflitantes nos ambientes;
- Estudo do programa de necessidades do cliente;
O profissional de arquitetura procura desenvolver um projeto com o máximo de cuidado, disponibilizando todos os detalhes da edificação e através de sua criatividade, proporcionar um aspecto visual agradável, tornando a edificação diferenciada dos padrões utilizados nas proximidades da obra.
As vantagens proporcionadas por um projeto bem elaborado pelo arquiteto são inúmeras, mas algumas podem ser descritas como:
- Planejamento do cronograma físico e financeiro da obra realizado de forma precisa pelo arquiteto, além de auxiliar na redução de custos da edificação;
- Elaboração do projeto para ocupação máxima do terreno;
- Dimensionamento correto dos ambientes proporciona a redução da quantidade de corredores, áreas ociosas e muito compactas, auxiliando na diminuição da área construída e aumento da funcionalidade do projeto;
- Planejamento para futuras ampliações da casa, tendo o arquiteto a função de prever os melhores locais de aberturas para novos ambientes;
- Melhoria do aspecto visual através de perspectivas detalhadas com várias possibilidades de acabamentos.
Algumas pessoas procuram criar por conta própria o projeto e a construção da casa, mas a realização desta ação produz grandes problemas no futuro, tais como:
- Dificuldade na venda do imóvel, pois está irregular;
- Exercício ilegal da profissão de arquiteto ou engenheiro, podendo responder criminalmente na justiça;
- Conflito com recuos frontais e laterais, determinados pela prefeitura;
- Ilegalidade da obra perante a prefeitura;
- Risco de multas da prefeitura e ministério do trabalho;
O arquiteto ajudará trazer as melhores dicas de otimização dos ambientes, estética da edificação e dimensões de acordo com as normas da prefeitura, de modo a evitar que o proprietário não tenha dores de cabeça no momento de executar a edificação.
Na contratação do profissional, o cliente deverá verificar a experiência, avaliar as edificações realizadas, portfólio e o renome do arquiteto, como forma de evitar problemas e constrangimentos com erros grosseiros, pela falta de competência.
As pessoas estão em busca de realizar o sonho de ter uma casa que atenda todas as suas expectativas, por isso a necessidade de um arquiteto, que possibilite trazer essa expectativa o mais próximo possível da realidade.
0 comentários:
Postar um comentário