sábado, abril 02, 2011

Como ser um empreendedor na construção civil

Lições para abrir e manter uma indústria de material de construção

Aquele que busca tornar-se um empreendedor na área de materiais para construção civil, precisa estar atento aos detalhes que parecem não ser tão importantes à primeira vista, mas que são primordiais para criar e manter um negócio de sucesso.

As dicas são importantes para aqueles que idealizam um empreendimento de pequeno porte, que não necessitam um alto investimento em instalações físicas ou recursos tecnológicos sofisticados.

Para a indústria que fabrica artefatos como blocos de concreto, bloquetes, lajes e mourões para cercas, uma boa dica é acrescentar novos itens na linha de produção, como ladrilhos de cimento, suportes de ar condicionado, e meios-fios que não exigem maiores investimentos.

A primeira ação é fazer o enquadramento do negócio e, em seguida, uma abordagem sobre o mercado potencial. A viabilidade do projeto é definida pela taxa interna de retorno, tempo necessário para o retorno do investimento e o valor presente líquido do fluxo de caixa.

Outro ponto importante do negócio é a localização, uma vez que o frete é um item importante no preço final do produto e, normalmente, os compradores procuram por produtos não muito distantes das obras.

A área reservada para a indústria não precisa ser grande nem sofisticada, suficiente para o processo de secagem dos produtos, empilhamento e manobra de caminhões, cujo fluxo é constante, pelo abastecimento de matéria-prima e saída de produtos.

Outro detalhe importante a ser lembrando são as autorizações, já que a instalação e operação de cada projeto precisam ser autorizadas pelos órgãos de saúde pública e de controle ambiental.

Perfil do empreendedor


Ninguém nasce com todas as habilidades de um empreendedor, ou seja, muitas características pessoais positivas são adquiridas ou lapidadas com o passar do tempo, seja pela vivência, por estudo ou observação daquilo que acontece no mundo à volta. No entanto, é importante ter um mínimo de conhecimentos gerenciais e técnicos para levar à frente um empreendimento.

Existem algumas características pessoais que precisam ser destacadas e desenvolvidas na personalidade do empreendedor, tais como:


Criatividade: aceitar desafios e buscar soluções viáveis.


Liderança: capacidade de inspirar confiança, motivar, delegar responsabilidades, formar equipe, criar um clima de moral elevado, saber compartilhar idéias, ouvir, aceitar opiniões, elogiar e criticar pessoas.


Perseverança: capacidade de manter-se firme num propósito, sem deixar de enxergar os limites das possibilidades, buscando metas viáveis até mesmo em situações adversas.


Flexibilidade: poder de controlar os impulsos para assentar-se quando a situação demanda mudanças, revendo posições e estando aberto para estudar e aprender sempre.


Vontade de trabalhar: dedicação plena e entusiasmada ao negócio com tempo e envolvimento pessoal.


Auto-motivação: capacidade de encontrar a realização pessoal no trabalho e nos resultados.


Formação permanente: estar sempre atualizado com informações sobre o mercado, tendências econômicas em todos os níveis, e atualização profissional sobre novas técnicas gerenciais.


Organização: compreender as relações internas para ordenar o processo produtivo e administrativo de forma lógica e racional.


Senso crítico: capacidade de antecipar-se aos problemas principais, analisando-os com questionamentos que levam a encontrar alternativas.
O empreendedor precisa ter uma visão global do negócio, conhecer tanto o mercado fornecedor, quanto as técnicas de produção e, principalmente, o mercado final, canais e regras de convivência com o mundo dos negócios.

0 comentários: