sábado, outubro 29, 2011

Como solucionar problemas com trincas e fissuras nas paredes

A reforma de casas antigas geralmente inclui a solução de problemas com trincas e fissuras ocorridas por dilatação dos elementos ou problemas estruturais. A análise correta por um profissional qualificado é essencial para determinar o tipo de correção necessária.
O proprietário deverá estar atento a determinados tipos de trincas que tem um ângulo de 45 graus com relação a laje e nos cantos de pilares em forma de flor, isto indica grave problema estrutural, devendo ser estudado por um engenheiro civil uma forma de correção.
Fissuras
As fissuras são danos mais superficiais e de correção fácil, já que não necessitam de grande investimento para seu reparo. Para a eliminação deve-se utilizar massa acrílica na superfície afetada, depois o lixamento e aplicação de tinta, mas nem sempre está correção elimina a possibilidade de surgir novamente, tornando necessárias a retirada e reaplicação do reboco.

Estes danos têm relação direta com o tempo local e o tipo de traço utilizado pela equipe de construção da casa, traços com muita adição de cimento, falta de elementos essenciais na areia e cal liquido, são fatores que facilitam o aparecimento.
Trincas
As trincas são danos mais profundos, pois atravessam de um lado ao outro da estrutura, normalmente relacionada a problemas estruturais e dosagem incorreta de materiais em sua construção.

A correção de paredes com trincas deve ser realizada com a retirada do reboco, limpeza e depois deve ser colocado um telamento (tela de poliéster ou de aço) ou grampeamento com ferro, pois criam uma ligação forte na estrutura da parede eliminando a possibilidade de futuro surgimento de trincas.

0 comentários: