terça-feira, outubro 25, 2011

Porque o estudo do projeto da casa é essencial para uma obra bem sucedida?

No processo de planejamento da construção de uma casa torna-se essencial para economia da obra, um projeto conciso e bem estudado, que procura atender as diversas necessidades do proprietário. Nesse sentido é necessária a contratação de um profissional como um arquiteto ou engenheiro, que possibilite colocar no papel todas as idéias da construção da casa do sonho, que devem ser aliados ao estudo de controle de gastos e um detalhamento da execução da obra.
O projeto de uma casa bem elaborado por um profissional qualificado possibilita a valorização estética, funcional e ainda auxilia na diminuição de gastos da construção. Para que isso aconteça, deverá haver um estudo de viabilidade econômica, verificando se a planta baixa e o design da casa estão de acordo com a possibilidade financeira do proprietário.
A quantidade de dinheiro a ser investida no imóvel, deve ser apresentada de forma transparente ao profissional, isso ajudará na formulação da planta e também a idéia de uma casa que atenda ao orçamento do proprietário. O cliente deve ver o profissional, como uma pessoa que está tentando encontrar um projeto de casa que se adapte as limitações financeiras e mostrar uma solução que atenda suas necessidades.
Deixar a administração da construção nas mãos de um arquiteto ou engenheiro pode significar a possibilidade de não se preocupar com a execução da obra, pois terá uma pessoa que auxiliará na pesquisa dos melhores preços, atrelada a produtos de excelente qualidade.
A construção de uma casa segue alguns itens essências que deve ser visto entre o arquiteto e o cliente, podendo ser dividida da seguinte forma:
  1. Programa de necessidades do proprietário;
  2. Projeto arquitetônico;
  3. Viabilidade econômica;
  4. Orçamento da obra;
  5. Cronograma físico e financeiro;
  6. Execução da edificação;
O planejamento da construção de uma casa possibilita as seguintes vantagens:
  • Racionalização da quantidade de materiais gastos na obra;
  • Agilidade na construção;
  • Diminuição de gastos;
  • Construção de uma casa funcional;
Torna-se essencial gastar bastante tempo com a elaboração detalhada de um projeto, pois esta etapa possibilita a escolha de materiais, estilo de arquitetura, acabamentos e o estudo de viabilidade econômica. No entanto, não tenha pressa na construção de uma edificação, considere um processo que requer planejamento, para que ocorra uma redução de custos e a obra transcorra de forma tranqüila.

0 comentários: