domingo, março 17, 2013

GBC Brasil divulga projetos pilotos do Referencial para Casas Sustentáveis


O Green Building Council Brasil, organização responsável por fomentar a indústria de construções sustentáveis, selecionou nove projetos pilotos para o Referencial GBC Brasil Casa. As residências estão localizadas em São Paulo (capital, litoral e interior), Brasília, Rio Grande do Sul e Mato Grosso e, após a assinatura do termo de compromisso, receberão visitas técnicas para acompanhamento e orientação para a adoção de critérios de sustentabilidade. As residências selecionadas terão um ano para iniciarem suas obras, período em que serão avaliadas do ponto de vista da sustentabilidade. Após a conclusão e encerramento da auditoria serão concedidos um certificado e uma placa que indicarão o nível de sustentabilidade alcançado. A previsão é de que arquitetos e proprietários apresentem os cases na Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo que será realizada em agosto no Expo Center Norte.

Na edição de 2012 do evento, realizada em setembro, a organização lançou o Referencial com o objetivo de criar parâmetros nacionais de sustentabilidade para residências unifamiliares ou multifamiliares, de baixo, médio e grande porte, que buscam viabilidade econômica, redução do impacto ambiental e a conscientização de todos os envolvidos no setor.

O sistema passou por consulta pública e recebeu inscrições de 23 projetos. “Durante o período de inscrições recebemos um pedido por dia útil vindos de várias regiões do país. Mais de 200 profissionais voluntários se envolveram na fase de elaboração e durante a consulta pública recebemos importantes contribuições. Isso mostra que toda a cadeia está interessada em fomentar o movimento e mostra que o mercado está preparado para avançar no setor e se beneficiar de todas as vantagens econômicas, sociais e ambientais geradas pelas construções sustentáveis”, explica Marcos Casado, gerente técnico do GBC Brasil.

A criação de um referencial específico para residências começou há pouco mais de um ano a partir da crescente demanda do mercado de construção civil e das empresas membros da instituição. “Recebíamos muitos questionamentos de proprietários e empresas sobre os parâmetros que definiam uma casa sustentável. O que fizemos foi incorporar a essa base o melhor de todos os sistemas de certificações existentes no mercado brasileiro e mundial”, disse Maria Carolina Fujihara, coordenadora técnica da organização.

Critérios de avaliação – GBC Brasil Casa

Os empreendimentos serão avaliados segundo as categorias descritas abaixo:

• Implantação: controle de erosão, sedimentação e poeira na obra; seleção do terreno; paisagismo; redução de ilha de calor; controle e gerenciamento de águas pluviais; controle de pragas e doenças;

• Uso Racional da Água: medição e gerenciamento do consumo de água fria; sistemas de irrigação eficientes;

• Energia e Atmosfera: atendimento aos pré-requisitos descritos pelo PROCEL Edifica; iluminação natural; energia renovável; otimização do desempenho energético; processos de medição e verificação.

• Materiais e Recursos: aspectos como gerenciamento de resíduos, uso de madeira legalizada e materiais ambientalmente preferíveis, entre outros;

• Qualidade Ambiental Interna: controle de emissão de gases de combustão, filtragem do ar exterior; acústica, etc;

• Requisitos Sociais: legalidade e qualidade da obra; acessibilidade universal, adoção de boas práticas para operação e manutenção;

• Inovação e Projeto: análise do Ciclo de Vida e gerenciamento da qualidade com foco na durabilidade; projeto integrado e planejamento etc.

• Créditos Regionais: levarão em conta as especificidades de cada região do país.

Para fortalecer e dar suporte ao setor, o GBC Brasil incluirá a partir de 2013 em seu Programa Nacional de Educação cursos de capacitação para profissionais atuantes no mercado de residências. A educação é um dos pilares da organização que já formou mais de 44 mil profissionais em cursos de curta duração, MBAs, in company e onlines sobre os diversos temas envolvendo Construções Sustentáveis.  O Programa está presente em 51 cidades brasileiras capacitando pessoas físicas e gestores do setor público.

0 comentários: